Câmara Municipal de Itapetinga presta homenagem ao poeta Valdeique Oliveira

Por iniciativa do vereador José Antunes (PSC), a Câmara Municipal de Itapetinga concedeu uma moção de aplauso ao poeta itapetinguense Valdeique Oliveira, pelos relevantes serviços prestados ao setor cultural de Itapetinga e região. O documento foi aprovado, por unanimidade, na última quarta-feira (13).

Além de poeta, Valdeique de Oliveira Pereira é escritor, músico, fotógrafo, ativista cultural, diretor e ator de teatro. Na Moção de Aplauso, o vereador José Antunes destaca que, ao longo dos anos, Valdeique realizou diversos eventos culturais, colaborando significativamente para o desenvolvimento da cultura local e regional.

Para Valdeique, a homenagem trouxe alegria, honra e grande satisfação. “Tenho que agradecer a Deus, meus pais, irmãos, amigos e admiradores da minha obra e da referência que me tornei para a cultura na cidade de Itapetinga e região. Tenho um coração repleto de gratidão por esse momento, por receber essa grandiosa homenagem vinda da Câmara de Vereadores, com a indicação do vereador José Antunes e do jornalista e amigo Marlon Araújo”, declarou.

Saiba mais sobre Valdeique Oliveira:

Valdeique de Oliveira Pereira é natural de Itapetinga, filho de Arquimedes e Valmira, e tem três irmãos: Walley (músico), Keila (professora) e Ticiane (pedagoga). Começou a ler e a escrever algumas poesias na escola, aos sete anos de idade. Incentivado pelos pais e pela professora e poeta Marvione Macedo, participou de concursos e tomou grande gosto pela leitura.

Valdeique participou da Antologia Poética 50 anos de Itapetinga, foi fundador da Sociedade Literária 04 de Outubro, organizou o Salão Regional de Poesias, de onde surgiu o grupo Só Poesias, coordenado por Marvione Macedo, e, posteriormente, o Jornal Só Poesias, que já tem cinco edições, sendo a última delas organizada pelo próprio poeta Valdeique Oliveira. O grupo Só Poesias apresentava-se nas praças e espaços públicos.

O poeta é autor do livro “Meu Caderno de Poesias” e está com três livros prontos para lançar em breve: Silêncio (poesias com apresentação do poeta Ferreira Gullar), Fênix (romance) e Caminhos das Nuvens (infantil). Valdeique teve participação na Antologia Livre Pensador na Bienal Internacional do Livro de São Paulo como único poeta baiano participante; integra o Dicionário de Autores Baianos junto a grandes referências da literatura brasileira; participou como músico da orquestra da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, da sua amiga maestrina Leniza Santos;  participou do Festival Internacional de Música Antiga em Juiz de Fora – MG como Violoncelista (Cello).

Valdeique Oliveira participou e tornou-se presidente da Associação de Artistas de Itapetinga, realizando muitos projetos de artes. Depois de dois anos, assumiu a presidência do Instituto Novo Rumo – Cultura e Desenvolvimento, realizando diversos projetos, sendo o principal deles a realização da Bienal do Livro, junto ao professor Ramiro Oliveira, fundador da Academia de Letras.

Valdeique tem promovido, ainda, projetos que prestam homenagem, valorizam e preservam a memória do artista São Felix e da poetisa Marvione Macedo. Coordena o “Café com Poemas”, movimento de oficinas e projetos, em que foi lançada, por exemplo, a edição do jornal “Só Poesias” em homenagem a Marvione Macedo.  

É fundador do grupo Retalhos Teatrais, que, desde 2013, desenvolve projetos de formação de atores e leva estímulos culturais a jovens estudantes de diferentes escolas. Valdeique organizou, junto a Marvione Macedo, a Antologia Poética 60 anos de Itapetinga e também realizou concursos de poesias em escolas, valorizando e descobrindo novos talentos. Para Valdeique Oliveira, a arte é caminhar sobre o novo e descobrir novas possibilidades. 

Ascom/Câmara 

20190313_191032

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.